• Cleber Puerta

Por que é importante manter relacionamento com clientes

Ter um negócio de sucesso não é nada fácil, por isso sua empresa precisa ter um diferencial para se destacar na concorrência. Manter um bom relacionamento com cliente é uma das melhoras formas de conseguir se destacar, além de ter a possibilidade de vender mais de uma vez para o mesmo cliente, pois, segundo o estrategista de clientes Esteban Kolsky, a aquisição de clientes custa entre 6 e 7 vezes mais do que a retenção, conforme publicado pelo Huffpost.


A base para manter um bom relacionamento com cliente é conhecê-lo bem e assim você vai conseguir aplicar as melhores estratégias de marketing e o principal: resolver o problema do cliente. Você nunca vai conseguir vender mais de uma vez para a mesma pessoa se quiser apenas vender e não resolver o problema do consumidor. Resolvendo o problema do cliente, ele terá confiança e terá sua empresa como autoridade no seu ramo de atividade e a probabilidade dele comprar novamente com você será maior.

Por exemplo, aqui na Giro Consultoria Contábil nós somos especialistas em pequenas empresas então nós conhecemos todas as dificuldades do pequeno empreendedor, prestamos serviços essenciais para os microempreendedores: Contabilidade, Marketing Digital e Gestão Financeira.


Depois de conhecer seu cliente agora você precisa aplicar algumas técnicas para garantir o bom relacionamento com os seus clientes:


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  1. Saiba ouvir - Você nunca vai saber qual é o problema do cliente se não escutá-lo, por isso, como já mencionado, é importante conhecer o cliente e ouvi-lo para apresentar a melhor solução.

  2. Reforce os canais externos - Comunicação é a base para qualquer relacionamento, e isso não é diferente nos negócios. Para que o diálogo flua melhor é preciso ter canais que levem a mensagem de forma clara ao receptor. O caminho para conquistar clientes é longo, mas quando você entrega valor para os consumidores, ou seja, apresenta soluções “de graça”, nas redes sociais por exemplo, quando ele realmente ver que precisa de uma solução vai lembrar de você. Esse relacionamento não deve ser só no Marketing, mas também no remarketing para o cliente saber que você é essencial na vida dele.

  3. Linguagem adequada - O cliente precisa se sentir confortável ao falar com você e/ou sua equipe e, sobretudo, precisa entender o que você está falando. Não adianta falar “difícil’ com os clientes se eles não vão entender. Cada cliente é um cliente, logo você não poderá tratá-los igualmente.

  4. Treine sua equipe - Em um time de futebol os 11 jogadores precisam estar entrosados para fazer um bom jogo, da mesma forma acontece com as empresas. Para desenvolver sua equipe a prestar um bom atendimento é treiná-los desde o tom de voz até como entender o cliente e dar a melhor solução.

  5. Conversa - Para realmente fidelizar o cliente manter um bom relacionamento é preciso, acima de tudo, estar disposto a conversar bastante. Reserve um tempo e bate papo, tome um café, não fale somente sobre trabalho e estabeleça uma relação de confiança. Separe um dia no mês ou ano e faça um coquetel, por exemplo, e convide seus clientes, assim além de propor um networking entre empreendedores você fortalecerá sua marca e o cliente pensará muito antes de não comprar mais com você.


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