Buscar
  • clebergiroconsultoria

Diferença entre conhecimento e informação




Hoje em dia nós somos bombardeados com informações por todo lugar, seja nas redes sociais, televisão, rádio, amigos, familiares, enfim… sempre tem alguém falando alguma coisa e, diante dessa overdose de informações, há muitas pessoas dizem que tem muito conhecimento só pelo acúmulo de informações que recebe, mas se você não consegue se organizar para receber e aplicar todas as mensagens que recebe, infelizmente você só está perdendo tempo com informações inúteis.


Se você souber a diferença entre informação e conhecimento e como transformar informação em conhecimento, garanto que você vai economizar de 60 a 70% do seu tempo quando receber informações.


Parece óbvio, mas não é! Agora vou te falar a diferença entre conhecimento e informação.

Vamos começar falando o que é informação.

Informação: significa dados processados ​​sobre alguém ou alguma coisa. ou seja, é tudo aquilo que você lê, escuta e conversa. Por isso é importante dizer que nem sempre que você está recebendo informação está aprendendo.

Conhecimento: refere-se a informações úteis obtidas através da aprendizagem e da experiência, ou seja, é tudo aquilo que você lê, escuta, conversa e põe em prática.

Portanto, o conhecimento acontece, quando a informação é aplicada.


* Digamos que você tenha um objetivo de gravar vídeos para o YouTube para ensinar as pessoas sobre determinado tema e para isso você se prepara através de cursos, leituras, conversas, enfim… Você aprende tudo para se comunicar adequadamente, mas se tudo o que foi estudado não é aplicado, torna-se apenas informações. Mas se você começa de fato gravar vídeos, toda a informação que você recebeu é transformada em conhecimento.


O que é preciso fazer para transformar informação em conhecimento? Simples, filtre informações, ou seja, selecione as informações que você recebe que vão te auxiliar em alguma coisa e aplique no seu dia-a-dia porque só assim você realmente vai aprender como alcançar seus objetivos.

DICA: Vamos supor que você queira aprender sobre Marketing Digital para aplicar na sua empresa, a primeira coisa que você precisa fazer é:

  • Separar no máximo 3 pessoas referência no assunto;

  • Estudar tudo sobre as técnicas que a pessoa aplica;

  • E aplicar no seu negócio.

Não fique perdendo tempo viajando na internet estudando um pouco de cada pessoa e adiando a aplicação, foque no seu objetivo e estude.


Espero que vocês tenham gostado do conteúdo! Não esqueçam de dar o feedback nos comentários e compartilhar com os seus amigos.


Me siga nas redes sociais para ter acesso a conteúdo exclusivo sobre marketing digital, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

Facebook: Cleber Puerta

Instagram: @cleberpuerta

YouTube: Giro Empreendedor


Até a próxima!

3 visualizações
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram

(11) 94744-4922

Rua Vigínia de Miranda, 309 - Jardim Norma - São Paulo

Desenvolvido por  Giro Empreendedor

botão_whatsapp_site.png