Buscar
  • Cleber Puerta

AUTO RESPONSABILIDADE: você no controle da sua vida

Atualizado: Mar 2

O primeiro passo para desenvolver a auto responsabilidade é perceber que, embora você não possa controlar as outras pessoas e nem o seu ambiente, você pode administrar suas ações e torna-las boas em qualquer situação

A auto responsabilidade é uma habilidade de grande importância. E esta técnica pode ser aprendida.


Auto responsabilidade é a capacidade de atribuir para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, seja positivo ou negativo. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas que exige treino e dedicação. Estamos acostumados a transferir a culpa, em especial quando falhamos de alguma maneira e preferimos ceder a culpa do que admiti-la e mudar a situação de algum modo.


O primeiro passo para desenvolver a auto responsabilidade é perceber que, embora você não possa controlar as outras pessoas e nem o seu ambiente, você pode administrar suas ações e torna-las boas em qualquer situação. Da mesma forma, você não pode comandar sentimentos e emoções negativos, como raiva, frustração e desânimo, mas você pode controlar como reage a eles.


Entender essa possibilidade de controle vai abrir os seus olhos para uma nova perspectiva, agindo de maneira assertiva, otimista e responsável, você poderá ir muito mais longe utilizando as ferramentas para adquirir o poder da auto responsabilidade.


Os fatores externos não devem ser ignorados, eles influenciam muito na formação da sua personalidade. No entanto, o âmbito em que você vive, seja trabalho ou em casa, e as ações de outras pessoas não devem te definir de maneira absoluta, a mudança só a cabe a você e as suas decisões sobre seus atos.


A auto responsabilidade não é ensinada nas escolas ou universidades. Vivemos em uma sociedade na qual as pessoas têm a tendência de atribuir aos outros a culpa pelo seus próprios fracassos e decepções.

Culpar os outros não ameniza a dor, não resolve os problemas e é o caminho que vai em direção ao fracasso. Ou seja, essa atitude apenas faz com que o foco seja desviado daquele que é o verdadeiro responsável pela conquista e destrói qualquer chance de crescimento pessoal ou profissional.


Perceber que o controle da sua vida está nas suas mãos pode ser muito motivador, por você saber que seus objetivos podem ser conquistados por sua dedicação, e quando você adquire essa perspectiva, precisará aprender como lidar com as consequências dos seus atos, com as suas falhas e com seus fracassos. E tudo isso sem perder a autoestima, a confiança em si, e atribuindo os erros como um aprendizado para novas conquistas.


De um modo geral, desenvolver a auto responsabilidade requer algumas práticas diárias, são elas:

- Não criticar nada nem ninguém;

- Não justificar seus erros;

- Não se fazer de vítima;

- Não buscar culpados;

- Não reclamar de nada.


Auto responsabilidade no trabalho

Cada vez mais empresas procuram pela habilidade de auto responsabilidade nos profissionais que contratam. O motivo é: pessoas que transferem a culpa não promovem soluções. O que acarreta em possíveis problemas na empresa como, por exemplo:

- Conflitos desnecessários;

- Perda na produtividade;

- Mal-estar entre as equipes;

- Problemas de comunicação;

- Ambiente tenso.


As organizações precisam de colaboradores proativos e capazes de solucionar problemas, inovar e entregar resultados. Pessoas que não trabalham para desenvolver a auto responsabilidade não bons candidatos para preencher vagas de emprego.


Dicas de auto responsabilidade no trabalho:

1. Não existe desculpa para o fracasso: ou você conseguiu ou não conseguiu.


2. Você está no comando: só você é responsável pelo seu sucesso e pelo alcance de seus objetivos;


3. Caso você não consiga algo, não culpe os outros, não culpe Deus, não culpe o governo ou mesmo seus pais: a responsabilidade pelos seus resultados é totalmente sua.


4. Um passo de cada vez: você não chega longe de um dia para o outro. O sucesso vem ao longo do tempo e é consequência de muito trabalho;


5. Tenha visão sistêmica: Isso quer dizer que você precisa enxergar seu trabalho como um todo, sair do óbvio de entregar apenas o que foi pedido e aprender a pensar fora da caixa.


6. Reconheça quando estiver errado e recomponha seu comportamento e caminhos:


A ferramenta para ter o comando de sua vida profissional ou pessoal é a auto responsabilidade, e a única coisa que pode impedir de não conseguir ir rumo ao seu triunfo é a sua consciência. Adeque sua consciência a aceitar empecilhos e promover soluções para que o caminho seja direcionado ao sucesso.


#dicas #empreendedor #servicoscontabeis


Me siga nas redes sociais, lá eu dou várias dicas sobre empreendedorismo, marketing digital, desenvolvimento pessoal e contabilidade.

Facebook - Cleber Puerta

Instagram - @cleberpuerta

YouTube - Giro Empreendedor


10 visualizações
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram

(11) 94744-4922

Rua Vigínia de Miranda, 309 - Jardim Norma - São Paulo

Desenvolvido por  Giro Empreendedor

botão_whatsapp_site.png