• Cleber Puerta

Como conquistar o "SIM" do cliente utilizando Gatilhos Mentais.

Atualizado: Mar 2

O principal objetivo de um vendedor é conquistar o “sim” do cliente, mas para isso há várias técnicas para auxiliar na busca deste “sim”, uma delas são os Gatilhos Mentais.

O que são Gatilhos Mentais?


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Os Gatilhos Mentais, no marketing digital, são ferramentas que utilizamos para convencer nossos leads e clientes a tomar uma decisão, seja para efetuar uma compra, fornecer o e-mail, responder alguma pergunta, entre outros.


Para entender melhor o que são esses gatilhos mentais e como eles funcionam, temos que analisar o funcionamento deles no cérebro. Resumidamente, temos duas partes no cérebro responsáveis pelo processamento das informações:

O sistema límbico, responsável pelas emoções;

E o neocórtex, responsável pelo processamento de informações lógicas.

Os gatilhos mentais utilizam o lado emocional para tomarmos alguma decisão, pois tomamos a decisão utilizando o sistema límbico e justificamos utilizando o neocórtex. Por isso é tão importante dizer o motivo pelo qual o cliente precisa de você ou do seu produto, ou seja, fale do problema para despertar o lado emocional e diga a solução para criar a justificativa.


Os gatilhos mentais é uma forma de convencimento muito poderosa e por isso é muito importante utilizar com sabedoria. Seu objetivo deve sempre ser conquistar o sim do cliente para beneficiá-lo e agregar valor e não o contrário.


Exemplo da utilização de gatilhos mentais:

Razão - Mesmo que a maioria de nossas decisões sejam baseadas na emoção, estamos sempre em busca de razões para justificar o que estamos fazendo e queremos saber o potencial ganho daquela ação. Por isso sempre mostre o lado “racional” da ação, ou seja, mostre os benefícios que compra trará.



Se você quiser saber mais sobre gatilhos mentais e como usá-los no seu negócio, baixe o E-book gratuito “5 Técnicas para vender +”. O link está abaixo.

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