• Cleber Puerta

13 Princípios para o sucesso

Atualizado: 25 de Out de 2019

Se buscarmos no dicionário a definição da palavra sucesso, vamos encontrar coisas como: ter êxito em algo, bom resultado, triunfo... mas será que existe uma resposta única?


Sucesso para a Giro Consultoria Contábil não tem nada haver com o status, dinheiro, saúde ou mudanças que você faz na vida das pessoas, mas sim o poder de você se autoconhecer e saber o que de fato te faz feliz.


A partir do momento em que você conhece a sua personalidade, você saberá quais são os seus objetivos e então a busca pela estabilidade financeira, emocional ou qualquer coisa que você almeja, se tornarão mais fáceis. Tenha uma conversa com você mesmo e encoraja-se para se conhecer e ser uma pessoa de sucesso. O caminho do sucesso só depende de você!


Neste artigo, nós disponibilizamos os 13 Princípios para o sucesso para a Giro.


1° Princípio: desejo ou vontade de realizar alguma coisa. - Para dar o primeiro passo rumo ao sucesso, é preciso renovar a chama de vontade que fica dentro de nós para a realização do que é almejado. Não é uma vontade simples, mas sim o desejo que se renova a cada dia e faz com que você acorde cedo para trabalhar, estudar, etc. É a vontade que nos diferencia das outras pessoas.


A motivação é de grande importância para a realização dos objetivos, pois uma pessoa motivada, isto é, um indivíduo com desejos de conquista, trabalha com satisfação,

confiança, comprometimento, são mais criativos e auto suficientes, pois são mais determinados ao realizar as tarefas e enfrentar os problemas do dia-a-dia.


2°Princípio: Ter um propósito definido - Quando não se sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Porém, se você sabe onde quer chegar e quer ter sucesso, é preciso definir seus objetivos nos mínimos detalhes, pois, desta forma, o processo pela busca do êxito profissional ou pessoal se tornará mais fácil.


Tenha uma ideia de como você quer que seja seu futuro, por exemplo, se você quer ter um escritório de contabilidade, defina a localização, estrutura, quantidade de funcionários, ou seja, tudo nos mínimos detalhes deve ser definido e você deve imaginar e colocar seus desejos em prática.


“Mas e os contratempos?” Eles sempre aparecem, no entanto você deve estar preparado para tudo e, quando há vontade, nada impede de seguir o caminho desejado.


3°Princípio: Idealização do futuro - É um processo de reprogramação de crença, visto que tudo o que cobiçamos pode se tornar realidade. E para que isso aconteça deve ser feito o planejamento do futuro. Idealize tudo o que você quer, o que você precisa para realizar e acredite que tudo será alcançado.


4°Princípio: O poder da auto responsabilidade - Auto responsabilidade está associada à nossa capacidade de responsabilizarmos a nós mesmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos influencia direta ou indiretamente.


Dito isso, é importante que você tenha consciência de que seu futuro só depende de você. Não espere nada do governo, amigos, ou seja, não atribua suas responsabilidades a outras pessoas, tenha o poder da auto responsabilidade e assuma suas ações e consequências.


Embora você não possa controlar outras pessoas, você pode administrar suas ações e torná-las boas em qualquer situação. Entender essa possibilidade de controle vai abrir seus olhos para uma nova perspectiva e você poderá alcançar seus objetivos.


5° Princípio: Planejamento organizado - Se você tem o desejo de alcançar o sucesso, é preciso idealizar com segurança e assertividade tudo o que será feito até que o objetivo seja alcançado.


Nossa vida é como uma viagem, visto que há um planejamento quando vamos para algum lugar, exemplo: destino do passeio, hotel, data de partida e chegada. Da mesma forma temos que fazer com o nosso futuro, ou seja, se você quer ser um contator, por exemplo, é preciso traçar metas como: para iniciar a faculdade é necessário ter dinheiro, para ter capital é fundamental ter um emprego, após o término do curso é indispensável prestar a prova do CFC e assim por diante.


Quando se tem tudo organizado as hipóteses de fracasso são mínimas e se você não estiver consciente de todas as informações que o mundo nos dá, as oportunidades passarão por você.


6° Princípio: Conhecimento técnico - O conhecimento técnico é a condição básica para que o profissional possa atuar em sua área ou função. Podemos entendê-lo como todas aquelas técnicas que são adquiridas por meio da educação formal, dos treinamentos e das experiências profissionais que acumulamos no decorrer da carreira.


Devemos trabalhar para sermos os melhores do mundo naquilo que fazemos. Para isso, a busca contínua pelo melhor conhecimento técnico disponível no mercado deve ser uma prática recorrente. Até porque, o conhecimento técnico pode ser adquirido por meio de livros, cursos, conversas, consultores etc. Essa prática assegura a absorção do conhecimento aplicado, além da solução de problemas complexos, por exemplo, e com potencial impacto no resultado da empresa ou da sua área.


7° Princípio: Contágio Social - “Diga com quem tu andas que eu digo quem tu és”. Frase bíblica e que tem comprovação científica que se aplica na vida de um empresário.

O contágio social pode influenciar no seu desenvolvimento, pois, de acordo com pesquisas, nós recebemos influência direta das 5 pessoas mais próximas de nós.


Este processo de contágio social corresponde a um método em que os sentimentos, comportamentos, hábitos e costumes de uma pessoa se transferem para outra, podendo influenciar, inclusive, aquelas com quem nunca se teve convívio, mas que estão ligadas a alguém próximo. Para se ter ideia, é possível influenciar até o amigo do amigo do seu amigo. Isso significa que estamos constantemente passando o que somos e recebendo o que o outro é.


Com isso, o contágio social nos leva a uma sincronia com quem faz parte da nossa vida e como essa sincronia é alcançada com mais facilidade com pessoas cujas características são semelhantes às nossas, e é por essa razão que, quando desejamos alcançar uma meta, é essencial buscarmos o convívio de pessoas que tenham objetivos semelhantes aos nossos para que seja estabelecida uma sintonia e os dois se impulsionem durante a caminhada.


8° Princípio: Seja grato - Muitas pessoas repetem a mesma frase: “Se eu tivesse isso ou aquilo eu seria feliz”. Não repita mais esta frase, crie o hábito de agradecer e não fique se lamentando, veja suas dificuldades como motivação para alcançar o objetivo.

As pessoas alcançam suas metas porque são felizes, não existe pessoas bem sucedidas ingratas.


Quando não exercitamos o ato de agradecer não conseguimos perceber as coisas bacanas da vida, por isso, a gratidão é como um músculo e precisa ser exercitado e quem não exercita a gratidão tende a só olhar o lado ruim das coisas. Por pior que seja o momento que você esteja passando, sempre há algo para agradecer. Podem ser coisas simples como ter outro dia para buscar a realização do que é almejado.


9°Princípio: Autoconfiança - A autoconfiança abrange muito mais que ter conhecimentos técnicos ou práticos, experiência de mercado, etc. Trata-se de acreditar no seu potencial, se achar capaz de alcançar seus objetivos, acreditar em si mesmo. É uma característica necessária em tudo o que fazemos. Pessoas autoconfiantes inspiram confiança e transmitem mais credibilidade e acabam sendo mais influentes e poderosas.


Autoconfiança é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que esteja disposta a investir no seu aprimoramento pessoal e profissional.


Ter confiança ajuda você a ter coragem para resolver situações difíceis na vida e auxilia a manter as coisas em perspectivas positivas mesmo quando todos dizem que a tarefa à frente é quase impossível de ser concluída.


10° Princípio: Seja comprometido - Em um jogo de futebol, por exemplo, sempre tem um time que entra para não perder, ou seja, ele só quer se defender para não tomar gols. Já a outra equipe entra para ganhar, ou seja, o grupo se comprometeu a vencer e para isso precisa jogar como se fosse a última partida.


Imagine que sua vida é este jogo de futebol e neste caso você é o time que entrou para vencer, atribua este comprometimento e faça de tudo para realizar seus objetivos, não procrastine, não deixe outras pessoas te limitarem e o mais importante, não desista! Ou você conquista seu objetivo, ou morre tentando.


11° Princípio: Educação financeira - Lidar com números e finanças é, de fato, um grande desafio para várias pessoas. A ideia de planejamento financeiro muitas vezes é julgada como algo chato, mas é uma realidade que precisa ser alterada, pois o seu maior objetivo é conduzir um indivíduo rumo à concretização de seus sonhos. Sonhar é apenas o primeiro passo para se chegar a algum lugar, já que apenas com organização financeira e foco é que os objetivos podem ser alcançados. Aliás, é da natureza do ser humano sonhar e querer sempre algo novo. Manter-se sempre em busca de um objetivo é o que nos torna ativos e motivados a viver.


12°Princípio: Inteligência Emocional - Um dos fatores determinantes para o sucesso é o desenvolvimento da Inteligência Emocional, pois é o ato de controlar seus sentimentos. Claro que não há como ter 100% do controle, mas você pode controlar suas ações pensando com calma em quais atitudes tomar diante de qualquer situação. Assim, como em outras áreas de atuação, a competência emocional é um fator de grande importância para definir entre o êxito e o fracasso de uma pessoa.


Apesar de muitas pessoas acreditarem que os fatores emocionais não interferem no mundo dos negócios, eles estão presentes a todo instante. Isso porque quem move os negócios são pessoas, e pessoas são movidas pelas suas emoções – sejam elas positivas ou negativas. Portanto, é necessário saber gerenciar suas emoções para definir o rumo de seu negócio.


13° Princípio: Persistência - Persistência significa agir diante de um desafio repetidamente tomando as decisões necessárias até que o objetivo seja alcançado. A persistência é o que separa as pessoas fracassadas das pessoas vitoriosas. Não se trata de ter mais conhecimento ou ser mais forte, ou mais fraco, pois, no fim quem vai vencer será quem não desistiu. Não há como ser uma pessoa de sucesso sem ser persistente, deve-se entender que a vida não é fácil, pois tudo vem com perseverança. Não se aprende sem persistência, não se aprimora pessoalmente ou profissionalmente sem persistência e não melhora a qualidade de um produto ou serviço sem persistência.


Acompanhe nosso Blog, redes sociais e para contratar nossos serviços entre em contato com a nossa equipe.

19 visualizações

(11) 94744-4922

Rua Vigínia de Miranda, 309 - Jardim Norma - São Paulo

  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Materiais Gratuitos

Contabilidade

Sobre a Giro

Cursos

Desenvolvido por Giro Empreendedor

botão_whatsapp_site.png